CRÔNICA: A EVOLUÇÃO INVERSA DA FELICIDADE

·         "A atividade propriamente de cada ramo da ciência se encontra  na tentativa de perscrutar mais de perto as leis do Criador, a fim de que essas, pelo seu conhecimento mais apurado, possam ser utilizadas mais proveitosamente para o bem da humanidade" Abdruschin em Na Luz da Verdade
 
Estes dizeres do escritor alemão que tanta sabedoria nos trouxe com os seus escritos só mostram o quanto tateamos, mesmo na ciência mais pura, em busca de conhecimento para tornar a nossa vida mais prazerosa ou facilitada.
Evoluiu-se muito no último século, tanto no sentido social como nas descobertas feitas e que foram propiciando novas etapas de evolução para a humanidade.
Com a descoberta e de como usar-se a eletricidade no nosso dia a dia quantas invenções e horizontes não foram vislumbrados graças a ela.
Quantos eletrodomésticos não foram facilitando a vida das donas de casa. Quantos medicamentos ou máquinas não foram se desenvolvendo propiciando a evolução também da medicina.
Não faz nem cem anos e se viajava meses de navio para se chegar ao outro lado do planeta.
A produtividade dos alimentos e a sua conservação quanta evolução nos procedimentos.
Os meios de comunicação. Há pouco mais de sessenta anos atrás só possuíamos o rádio rudimentar e com válvulas para escutarmos o que acontecia no mundo.
Hoje as revistas semanais e jornais já estão se tornando obsoletos, pois quanta coisa acontece em uma semana ou mesmo em um único dia que nem nos damos conta.
A vida está passando rápido? Esta, mas em compensação estamos vivendo muito mais e com qualidade.
Tantas descobertas para a nossa qualidade de vida, mas o nosso planeta cada vez mais exaurido.
Tanta tecnologia, mas nós cada vez mais estressados. E não pensemos que é coisa de cidade grande, pois os maiores números de pessoas nestes estados depressivos estão nos interiores deste Brasil, nas pequenas cidades, onde inclusive o consumo de drogas é muito grande.
O mal é geral. Somos torpedeados diariamente com adrenalina das mais diversas fontes. Se há uma crise na pequena Grécia e já o mundo fica em polvorosa..
O mundo está sobre uma sustentação muito frágil. Igual a palafitas escoradas em pequenos bambus que podem se desestabilizar a qualquer momento.
É um querendo ter bomba pacífica em pais que só respira violência. Como se isto fosse possível.
Quantas vantagens não trouxeram o conhecimento nuclear, tanto em energia como novamente na medicina. A descoberta dos raios X.
A descoberta e as novas utilidades do raio laser que simplificou tantos procedimentos cirúrgicos que antes envolviam tantos riscos de infecções hospitalares e hoje a pessoa é operada de manhã e a tarde vai dirigindo para casa.
O homem está cada vez descobrindo mais utilidades no uso dos meios ou dos fenômenos naturais.
A sua vida em termos de utilitários ou tecnologia está cada vez mais facilitada, mas não está trazendo paz para muitos.
É só uma ilusão, pois felicidade mesmo, esta, está difícil de ser encontrada, pois nada substitui a paz que já tivemos um dia batendo papo nas esquinas, conversando com os nossos vizinhos, paquerando as meninas no colégio, indo aos cinemas tranqüilos aos domingos e depois darmos uma caminhada. Tudo isto já não é mais a mesma coisa.
Hoje despesas com psicólogos ou psiquiatras já é coisa corriqueira. Passou a ser usual nas conversas de alunos os papos que levaram com a psicóloga.
Os psicólogos hoje são os substitutos do espaço que os religiosos tiveram no passado.
Hoje já não bastam os religiosos dizerem que o que acontece para cada um são os “desígnios de Deus”, pois o Ser informado de hoje já não se satisfaz mais com respostas tão simplistas e nem é assim que funciona a perfeita justiça divina.
Os sofrimentos hoje são quintuplicados em relação aos que nos assolavam a humanidade a apenas uma geração atrás.
Os casamentos já não duram tanto, pois as pessoas vão se transformando muito rápido e aqueles que hoje se afinizam  amanhã já não estarão mais em sintonia.
A evolução é muito rápida.
Fé cega já não satisfaz os que ainda tem uma visão clara, e os que têm um pouco mais de discernimento se afastam desiludidos sabendo que nas igrejas e templos também não está o que anseiam nos seus corações.
Hoje o ser humano quer respostas e as igrejas estão cada vez mais vazias a não ser aquelas que prometem progresso material imediato e vida farta logo ali, apaziguando as inquietações com gritarias, cantorias ou medos inculcados nas mentes.
Os livros de auto ajuda é o filão que mais vende e quem são os seus leitores senão a classe mais esclarecida? Aquela classe de pessoas que ansiando procuram superar as suas deficiências com livros que mais ajudam os seus autores.
Se esses livros vendem cada vez mais e se as religiões que prometem uma vida melhor também não param de crescer e se as consultas à medicina da mente não param de se expandir quem realmente está feliz ou em paz hoje em dia?
As centenas ou milhares de remédios vendidos para manterem as pessoas equilibradas são tudo descobertas de princípios ativos existentes na natureza.
Os tantos tipos de raios, como o Laser, a eletricidade sempre estiveram por aí, só que o homem ainda não os tinham descobertos em suas pesquisas
Tudo que trouxe melhora para o desenvolvimento da humanidade, todas as invenções nos diversos campos não foram criados pelo homem, mas sim ‘descobertos pelo homem’ através de minuciosas pesquisas do que já existia na natureza.
O homem nunca criou nada, ele só vai descobrindo do mundo natural os benefícios que pode obter utilizando os meios ou partículas que já existem na natureza.
Já que o homem com todo o seu progresso ainda continua tão dependente da natureza por que será que ele não vê que o caminho para a sua felicidade também  está justamente em voltar à simplicidade do ser?
Finalizo com outras duas frases do filósofo citado no inicio desta dissertação:
“Somente na simplicidade do pensar e do atuar jaz a grandeza de desenvolver-se o poder, porque somente a simplicidade proporciona o anseio pelas leis primordiais da Criação!
“ A pessoa que se alegra com cada flor do campo, que agradecida volve por isso o seu olhar para o céu, se encontra muito mais elevada perante Deus, do que uma pessoa que pode dissecá-la cientificamente, sem reconhecer aí a grandeza do seu Criador” Abdruschin - graal.org.br
 
 
 
 
 

HSERPA
© Todos os direitos reservados