Ponte Pra Que?

 
 
 
 
 
 
Os homens brancos desbravaram os sertões, afastando pra bem longe os nativos,  que eram os verdadeiros donos do chão.
Exterminando com os animais silvestres pela a ocupação ilegal do chão desmatando e caçando as populações e assim foi o inicio com os bandeirantes que fizeram entrada e bandeiras nas mais diversos régios e assim começou as devastações.
 
Na região de Goiás os bandeirantes intimidando os nativos, povos naturais que a centenas de anos habitava este rico torrão. Estes querendo descobrir as jazidas de ouro, diamantes, e pratas a estes povos fizeram pressão, colocou álcool em um prato, produto não conhecido por estes povos do sertão, e em seguida colocou fogo dizendo que se não contasse o caminho que levaria as jazidas, colocaria fogo nas águas dos rios deixaria morrer de sede os seus povos e todos os bichos do sertão. Estes povos representados pelo chefe que recebe o nome de cacique, eles se renderam ‘’ e gritaram "caramuru, caramuru" que quer dizer homem trovão, homem do fogo, e assim estes temendo pela falta da água se renderam ao comandante da expedição que era o Senhor Bartolomeu Bueno que ficou conhecido na História do Brasil como o caramuru.
 
E assim começou a devastação de nossas florestas, faunas, flora e das grandes riquezas do Brasil, pelos desbravadores da coroa Portuguesa.
 
Com a nossa independência ficamos livres das explorações por povos de outras nações, mais a exploração de forma desordenada continua até nos dias de hoje pela falta de uma política, voltada para as futuras gerações, onde o desperdiço de recursos naturais e gritantes, pelo o mau uso das terras já desmatadas assoreamentos dos rios das nascentes, poluição dos solos e das águas, extinção dos animais silvestre de todas espesses e a exploração de forma destrutiva das jazidas e das vidas humanas exemplo o garimpo de serra pelada que contaminou varias vidas com produtos pesados entre eles o mercúrio nocivo à saúde e a ecologias mundiais e da região.
 
O Brasil é um país que possui cinco regiões bem distintas por isto e chamado de país continente é o maior em extensão territorial da América do sul, a regiões que as suas terras não são cuidadas com as devidas precauções o meio ambiente paga um preço auto, porque já possui uma baixa precipitação pluvial, com o desmatamento se torna mais baixa ainda, e estas terras sem suas coberturas naturais das florestas são uma presa a erosão e todas as vez que chove acaba assoreando os mananciais da região e transformando em terras áridas e sem vida.
 
Ate parece ironia o que Bartolomeu Bueno quis fazer com as águas dos indígenas de Goiás colocar fogo nelas. Meados do século xx nos Estados Unidos, um rio pegou fogo pela tamanha poluição faltou oxigênio na água onde nem uma espécie de vida seria capaz de viver em suas águas devido o alto nível de toxidade. 
 Ponte pra que? Se os rios estão sendo assoreadas as regiões semiáridas as nascentes das águas mortas pelas devastações, então ponte pra que se não tem onde pesca onde nadar.
   
 
 

João Marques JM
© Todos os direitos reservados