VENCEDORES E PERDEDORES

VENCEDORES E PERDEDORES

Sorrisos de hiena se expressam
Na alegria passageira que se vai
Lágrimas de aflição que cessam
A agonia de saber quando se cai

No viver real não existe vencedor
Visto que o sucesso é temporário
Tampouco não se clama perdedor
Para quem, na verdade, é solitário

No fim todos alcançam a chegada
E ganham passaporte para o nada
Onde não existe derrota ou vitória

Somente pra quem fica, a memória
Da aventura que se move alternada
No vai e vem das curvas da estrada

Marco Antônio Abreu Florentino

Soneto inspirado na empolgante partida pelas semifinais da Eurocopa entre Itália e Espanha, realizada em 06/07/2021. O jogo, intensamente disputado, apresentou alto nível desportivo, com jogadores se entregando com raça e técnica em busca da vitória.

Ao final do tempo regulamentar, com o resultado de 1 X 1, a disputa teve que ser decidida nas penalidades máximas, porém, todos os jogadores se confraternizaram e se cumprimentaram, desejando sorte uns para os outros, mesmo sendo da equipe adversária, coisa rara de se ver nos dias de hoje.

O resultado final foi a vitória da Itália, que explodiu de alegria, juntamente com sua torcida, enquanto a Espanha, com semblante visivelmente triste, parabenizou os adversários e agradeceu a sua torcida, que aplaudiu de pé, reconhecendo o esforço dos jogadores. Nenhum deles chorava ou se desesperava na certeza de que tinham feito o que era pra ser feito.

É isso, assim é a vida... as vitórias e derrotas são efêmeras e momentâneas, passam e o que fica é a memória ou o registro da história. Esses atores também vão passar, não sem antes viverem inúmeros momentos de alegrias e tristezas.

https://youtu.be/8z-fxcdHmDE
(Há Tempos - Legião Urbana)

Marco Antônio Abreu Florentino
© Todos os direitos reservados