Site de Poesias

Menu

DGAUDIO PROCÓPIO

BIOGRAFIA DE DGAUDIO


JOSAFÁ ARAUJO PROCÓPIO (DGAUDIO PROCOPIO) nasceu a 23 de novembro de 1959, na cidade de São Domingos do Zé Feio- no Estado do Maranhão – filho de Cearense por parte materna. Pai desconhecido – Filho único, tendo que trabalhar para o sustento familiar, desde os dez anos de idade. Residiu em Campos Sales – Ceará foi CASSACO naquela cidade, durante as frentes de trabalho do governo federal. E depois se mudou para Floriano onde residiu por quatro anos. Em Floriano morou nos BAIRRO ALTO DA CRUZ, CORRENTE E CATUMBÍ. Trabalhou como ajudante de marchante no matadouro da cidade. Foi feirante e correu muito pelas ruas do mercado central da cidade. Estudou em uma sala de ensino particular, onde ainda era usada a PALMATÓRIA para DECORAR A TABUADA. Depois se matriculou no colégio Djalma Nunes.
No ano de 1970 mudou-se para Teresina, residiu no bairro vermelha, por seis meses, depois para Timon – Maranhão, e em dezembro de 1971 mudou-se novamente para o bairro Buenos Aires, onde reside até hoje (2013). Estudou no colégio: UNIDADE ESCOLAR VÁZ DA COSTA onde terminou o primário. Serviu ao Exército brasileiro em 1978, no 25º BC 1ª Cia de Fuzileiros QM Atirador. Depois estudou no colégio Eurípedes Aguiar, Leila Avelino. E por último, terminou o ensino fundamental no colégio, Unidade Escolar: Prefeito Freitas Neto no ano de 2006.
Não tendo formação superior, mas tendo por hábito o vício de devorar livros pela leitura. Não escolhendo o tipo de literatura. Desde o gibi e fotonovelas até aos dicionários. Busquei meus conhecimentos sobre poesias, nos livros de literaturas, paradidáticos, DICIONÁRIO DE POESIAS, (abcdário, ababcdcd, aabb, abab), rimas entrelaçadas e rimas paralelas, etc., etc.. Uma relíquia esse livro! Coisa que não existe mais. Meus poetas preferidos são: Bandeira Tribuzi, Gonçalves Dias, Cecília Meireles, Gregório de Matos, Cruz e Sousa, Castro Alves, Álvaro de Azevedo, Hardi Filho (piauiense).
Dicionários de português e todo tipo de informações do gênero. Tendo também como base de toda a leitura estrutural, a bíblia sagrada.
Participante ativo em movimentos políticos e ativistas: como MOVIMENTO DOS SEM TERRAS, ANISTIA GERAL AMPLA E IRRESTRITA, em FORTALEZA – CE. “AS CARAS PINTADAS,” MOVIMENTO DOS MOTOTAXISTAS, ASSOCIAÇÃO do BAIRRO BUENOS AIRES (AMBA).
No dia 18 de abril de 1983 casa-se com Professora, Bernarda Teixeira Silva, natural de São Bernardo – Maranhão, formada pelo INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANTONINE FREIRE, formando-se em pedagogia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI no ano de 2011. Com quem teve três filhas; Cristianne Silva Araújo, (Formada em Letras Português, pela UFPI, com especialização pela UESPI e Mestrando em letras pela UFPI), Cássia Cristina Silva Araújo, (Bacharela em direito formada pelo CEUT, e Shyrlene Daya Silva Araújo).
Até a presente data, têm 05 (cinco) livros escritos, três de poesias um de contos e uma biografia.
O primeiro teve três tentativas (versões) de editoração. Seu primeiro nome se chamaria: DOCE VIDA AMARGA, mas por motivos ligados a questões financeiras, os dois primeiros exemplares foram destruídos. O primeiro foi queimado, o segundo, jogado no lixo. Após trinta anos de muita luta e persistência, conseguiu editar a terceira versão sob o nome de: PORTAL DAS ALMAS. O segundo, também de poesia já em fase de revisão tem o nome: ORVALHOS DE SENTIMENTOS, o terceiro SOB LUA POÉTICA. E agora escrevendo a biografia de Catanã.
PORTAL DAS ALMAS foi publicado em 2012 e CATANÃ O ÚLTIMO CANGACEIR em 2014.

NOTA: DGÁUDIO conheceu pessoalmente o historiador PADRE CLAUDIO DE MELO e a ex-deputada FRANCISCA TRINDADE

São estas as informações até o momento, podendo ser acrescidas a qualquer momento.
Local = Teresina – Piauí - Brasil
e-mails para contatos= josafaaraujo@bol.com.br / / dgaudioprocopio@hotmail.com – tel= (086)9998-9928
https://www.facebook.com/

blog dgaudioprocopio/http://dgaudioprocopio.blogs.sapo.pt/

Poesias de DGAUDIO PROCÓPIO

Título Data Com. Vis.
E QUANDO NO OLIMPO 29/06/2014 0 15
DEZ MANEIRAS DE SE LIVRAR DE UMA PEDRA NO CAMINHO 27/06/2011 0 29
JUIZO FINAL 26/06/2011 0 36
ÁGUAS CORRENTE 23/06/2011 1 34
DESDENHA I 23/06/2011 0 27
PORTAL DAS ALMAS 22/06/2011 1 55
AILATAN 22/06/2011 0 38