Inveja: Do latim invidia, Substantivo feminino. Segundo a definição do dicionário; Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem.2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta. 3 O objeto que provoca esse desejo.
A meu ver um sentimento desprezível, nojento, e indigno da minha aceitação. Sentimento que exprime em alto grau, a incapacidade de conseguir pra si, com seus méritos, a sua própria felicidade.
E pior, fazer com que as pessoas ao seu redor que estão felizes com suas vidas e conquistas, sejam apedrejadas com seus comentários infelizes. Eu tenho uma pergunta: Falsidade tem cor? Ódio tem cor? Então não existe cor na inveja também. Inveja branca? Não existe, o sentimento é ruim de qualquer jeito. Não existe níveis toleráveis de inveja.
A inveja pode surgir de frustrações que o indivíduo passou. Alimentando assim, o desejo inescrupuloso de obter os atributos ou qualidades do outro. Se sua vida não deu certo. Tem uma razão de ser, reflita sobre suas ações ao longo da vida. O que plantou errado colherá errado. Fato!
Relacionamentos que deram errado são grandes aliados para alguém sentir inveja. Até porque essa pessoa invejosa detona em pensamento seus planos, metas e conquistas.
Afastem se dessas pessoas invejosas, suas energias negativas podem sugar suas forças, conquistas, e, acima de tudo, sua própria felicidade.
Contudo, divulgue menos sua vida pessoal, seus problemas, a outra pessoa pode estar arquitetando te derrubar. E olha que este sentimento forte, pode ser capaz disso.
Não se leva nada dessa vida, senão a sensação, a satisfação de ter feito o bem a quem quer que seja.
 

 
 

São Paulo, 23 de janeiro de 2014.

Carlos Eduardo Fajardo
© Todos os direitos reservados