CRÔNICA: NÓS É QUE NÃO SABEMOS VOTAR?

NÓS É QUE NÃO SABEMOS VOTAR?

É muito fácil fazer-se uma cara de inteligente e dizer: “O povo não sabe votar”

É muito fácil citar o ‘lugar comum’ como se, simplesmente no fato de repetirmos um chavão, já nos tornamos inteligentes.

Como não sabemos votar?

Nós não sabemos é cobrar uma mudança no nosso sistema político.

Que sistema é esse que os caras mesmo pegos com mão na botija continuam se candidatando? Como o exemplo deste último de Brasília?

Quem vê o cara parece um anjo e qual político não parece um anjo?Todos parecem sumidades de coerência e retidão.

Ai são pegos em canastrice como esse e ainda possuem a cara de pau de virem à mídia e tentarem dar uma imagem correta sobre os fatos ocorridos.

E o pior é que provavelmente não vai acontecer nada, ou no máximo, como ele já fez uma vez, na contagem dos votos do senado, chorando, dizendo-se arrependido de ter mentido e aí abdica do cargo e na próxima eleição lá está novamente se candidatando de novo.

Se os eleitores de Brasília votarem nele de novo eles é que são culpados?

Mas que opções muitas vezes possuem o povo de um lugar, já que o voto é obrigatório e acabam votando naquele que realmente parece melhor?

E todos aqueles que receberam dinheiro do esquema dele também foi um erro do povo?

Só é inelegível quando for condenado. Mas quando? Alguém já viu algum politico ir e se foi ficar na cadeia? E alguém já viu algum processo chegar ao fim antes de prescrever ou alguém que tenha dinheiro e influência neste pais chegar a ser condenado?

O réu confesso, diretor do Estadão, que matou a namorada há mais de dez anos, já está preso por acaso?

Mas o crime de um politico é socialmente lamentável, pois o roubo é contra toda a comunidade, a sociedade ou o país.

Estes crimes são contra todos, independentemente do poder aquisitivo de cada um, pois toda a sociedade se torna vítima da criminalidade banal que estes recursos poderiam ajudar a evitar com programas sociais, assim como a melhoria da saude de nosso povo, tão enganado sempre com novas inaugurações de postos de saúde que nem sempre funcionam ou chegam a ter médicos contratados.

Mas aqueles que perderam as eleições seriam melhores? Quem em sã consciência pode garantir?

Eu sempre me considerarei orgulhosamente ser parte do povo e digo: “Não somos nós, o povo, que não sabemos votar”.

O sistema eleitoral é que foi feito por raposas e que deixaram um monte de brechas por onde estes quadrilheiros com ares de homens públicos estão sempre se escapando.

O que deveria ser feito não depende de nós que é a mudança das regras do jogo e esta mudança só pode ser feita pelos ratos que vivem comendo o nosso queijo

Este governador de Brasilia anteriormente, assim como outros já pegos, mentiu descaradamente na tribuna e já deveria é ter sido varrido da vida pública já naquela época dos votos no senado.

Ele é só um exemplo, pois quantos já não tivemos? Inclusive a nível federal com os mensalões; o caso das propinas institucionais de Rondonia. Não sabemos no que deu. Com certeza ainda estão lá, só que mais discretos. O caso recente da governadora do Rio Grande do Sul. O caso atual do Sarney e os do passado do seu genro e filha.

O caso do Jader Barbalho e tantos e tantos e tantos.

E é o povo que não sabe votar?

E onde está a nossa massa intelectual, a OAB, a Federação médica, o conselho de economistas, os dos engenheiros, os dos contabilistas, e todas as entidades representativas dos que não são considerados “povo”, pois quem não sabe votar “são os outros”, claro.

Onde estão todas estas entidades representativas organizadas para encostarem na parede todos estes ‘eleitos pelo povo’ e provocarem ou forçarem uma mudança?

Eles também não são prejudicados pelos eleitos "do povo"?

Os professores universitários, os representantes das mais diversas atividades econômicas, os intelectuais da diversas áreas culturais.
As associações estudantis. O que houve com estes? Acabou o comunismo não querem mais brincar? O FMI foi embora perdeu a graça?

Onde estão todos que não se movimentam para cobrarem mudanças naquilo que seria o melhor modo de educação cívica e que nos levaria à maturidade política?

Eu sou povo sim e voto errado, pois não tem como votar certo neste país, e aguardo algum inteligente, que não é povo, vir me dizer qual é a forma certa de se votar neste emaranhado politico

De se votar certo nesta colcha de retalhos que é o nosso sistema.

Onde está o meu vereador que veio me pedir voto? Ora, virou deputado estadual, mas eu não queria ele como deputado estadual. Quem entrou no lugar dele? Eu não votei neste cara e nem sei quem é.

Onde está o meu deputado federal? Ora, virou ministro, mas quem entrou no lugar dele? Se ele queria ser ministro não deveria ter-se candidatado. Eu queria ele como deputado federal. Quem será que é o fulano que entrou no lugar dele?

E é nós que não sabemos votar!

Eu comentei com o tio deste vereador, que me deixou na mão, que se eu tivesse qualquer pretensão politica eu o processaria, pois me senti roubado, e atrairia a mídia para mim, pelo inusitado do processo e causaria uma boa revolução para chamar a atenção, mas como já dizia Raul Seixas: "Eu acho tudo isso um saco".

Uma que os inteligentes não se lembram, antes de dizer que o povo é que não sabe votar é que mesmo que todos votem certo, num mesmo candidato, mesmo assim esta aglutinação de votos em um só, vai levar mais, não sei quantos, outros eleitos que ninguém nem nunca ouviu falar, por causa da quantidade de votos que aquele honesto arregimentou ao seu partido.

Isto quer dizer que se aquele “honesto” for decente mesmo, e queira realmente o bem do povo, ele não se candidata, pois sabe que a sua popularidade vai levar mais quatro, provavelmente não tão honestos como ele, e que terão o mesmo valor de voto que ele.

E os suplentes que com míseros votos ou nenhum substituem os titulares? Como é que nós vamos saber se este suplente vai ou não entrar na jogada?

Como pode haver suplente individual para cada senador? Quem é que em sã consciência vai pensar em suplente quando vai votar?

E os jogos que eles fazem para aqueles que não foram eleitos conseguirem subir à Tribuna?

Quantos não são nomeados para isso e aquilo, só para abrirem espaço para que mais alguns subam para comer do queijo.

Lembram-se do Enéias? Quinhentos mil votos e levou mais uns quatro com menos de quinhentos votos. O que você acha que estes quatro vão poder fazer lá?

Não, a culpa não é do povo.

A culpa é da classe pensante e organizada deste pais que não assume as suas responsabilidade, de fato, para podermos virar esta mesa e acabarmos com a festa dos que só querem abocanhar o queijo que é de toda a população.

Mas lembre-se:

'Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de sí mesmo' Roselis von Sass - graal.org.br

Em frace disso não permita que os politicos além de tudo ainda tire a nossa paz interior.

HSERPA
© Todos os direitos reservados